No dia a dia a demanda da cozinha exige uma boa parte da nossa atenção, para facilitar sua rotina iremos trazer dicas para otimizar seu tempo e trazer prazer em uma tarefa que facilitará o preparo das suas refeições.

1. Limpeza

Antes de começar a limpeza esvazie todos seus armários, aproveite para descartar alimentos vencidos. Limpe as prateleiras com detergente neutro evitando o uso de produtos químicos com cheiro, assim seus alimentos ficaram protegidos.

2. Potes Transparentes

Alguns alimentos depois de aberto ficam espalhados pelas prateleiras e chamando atenção de alguns insetos. O macarrão, arroz, biscoito, por exemplo, devem ser colocados em recipientes transparentes, você irá conseguir ver o que tem dentro e deixar organizado. Atenção para não se esquecer de anotar a data de validade, já que sua embalagem original será descartada.

3. Organização

Os produtos com a maior data de validade devem ir para o fundo. Assim, os produtos mais próximos da data de vencimento ficam na frente, prontos para serem consumidos primeiro. Uma outra dica para manter sempre organizado é deixar tudo em seu devido lugar, assim você não irá ficar procurando ingredientes.

4. Prioridade

Essa dica parece óbvia, mas muita gente não define o lugar dos itens que serão usados em todas refeições. Definindo um cantinho onde eles estarão, será mais prático. Depois de um tempo, você não precisará nem pensar qual é o lugar de cada coisa.

5. Categoria

Separe as prateleiras em categorias de alimentos, como mantimentos, grãos, enlatados, lanches, entre outros, as divisões serão de acordo com suas necessidades. Se quiser, coloque etiquetas para indicar o que vai em cada lugar, além de ficar fofo as outras pessoas manterá sua organização.

Leave a comment